sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Agrotóxico: os 10 alimentos mais perigosos


Recebi e não poderia deixar de socializar.
Façam a gentileza de comentar o que concorda ou não e repasse artigos que possam confirmar ou rebater o que está posto.
Eis a íntegra do documento.

Por Lúcia Nascimento, em 13.09.10


Com saudade daquele moranguinho com creme? Gosta de uma couve na sua feijoada? Pois, cuidado. Um estudo divulgado esse ano pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) colocou esses alimentos entre os mais perigosos para o consumo, por terem grande chance de sofrer contaminação excessiva ou uso errôneo de agrotóxicos. Aqui está, em ordem do mais perigoso para o menos, a lista dos top 10: pimentão (80,0%), uva (56,40%), pepino (54,80%), morango (50,80%), couve (44,20%), abacaxi (44,10%), mamão (38,80%), alface (38,40%), tomate (32,60%) e beterraba (32,00%).

Da ANVISA, sobre os resultados do relatório: …chama a atenção a grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan, de cebola e cenoura contaminados com acefato e pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Além de serem proibidas em vários países do mundo, essas três substâncias já começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e tiveram indicação de banimento do Brasil. De acordo com Dirceu Barbano, diretor da Anvisa, “são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer”.

A pesquisa analisou amostras de 20 tipos de vegetais. Em 15 delas, encontrou agrotóxicos usados de forma irregular. A 1ª coluna mostra o número de amostras analisadas por alimento. Em seguida, na coluna ‘Não autorizados para cultura’, aparece o número absoluto e percentual das amostras onde aparece o uso irregular de agrotóxicos. No mesmo formato, a 3ª coluna ‘Acima do limite máximo de resíduo’ destaca as amostras que continham quantidades de agrotóxicos permitidos, mas além dos limites seguros. A 4ª coluna mostra a intersecção das amostras que se encaixam nas duas categorias. E, finalmente, a última coluna, mostra a chance de contaminação do alimento de acordo com a soma das modalidades anteriores. Os 5 alimentos que têm chance de contaminação abaixo de 10% estão marcados em verde água (de novo, o colorido é nosso). É um panorama nada animador, pois essa lista contém boa parte dos vegetais que, até mesmo por razões de saúde, somos incentivados a consumir.

A alternativa eficaz para evitar pesticidas é consumir orgânicos. Mas nem sempre isso é possível – já que esses vegetais costumam ser mais caros e não são encontrados em quantidade suficiente em todas as cidades. Por isso, uma solução intermediária é tentar eliminar os resíduos de agrotóxicos, quando possível. A nutricionista Cláudia Cardim, coordenadora do curso de nutrição da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, dá as dicas para isso.

* No caso de alimentos de origem animal (que podem ter sido contaminados pelos agrotóxicos pela água ou pela comida), retire a gordura aparente, pois algumas dessas substâncias são armazenadas no tecido gorduroso
* Lave frutas e verduras em água corrente por pelo menos um minuto, esfregando com uma esponja ou escova
* Tire as folhas externas das verduras e descasque as frutas, pois essas partes concentram mais agrotóxico
* Diversifique os vegetais consumidos no dia a dia, pois isso reduz a ingestão de quantidades maiores de um mesmo agrotóxico
* Como alguns pesticidas podem ser utilizados na fase final da maturação do alimento, reduza o risco comprando frutas e legumes mais verdes, e espere alguns dias antes de consumi-los.

Links que apresentam dados sobre algumas substancias citadas acima:
* http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/0984690042f586f88a239e536d6308db/NT+Endossulfan.pdf?MOD=AJPERES
* http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6d0db40042f588288a3c9e536d6308db/NT+Acefato.pdf?MOD=AJPERES
* http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6d0db40042f588288a3c9e536d6308db/NT+Acefato.pdf?MOD=AJPERES





Prof. Dr. J. C. VOLTOLINI
Universidade de Taubate - Departamento de Biologia
Taubate, SP. 12030-010. E-Mail: jcvoltol@uol.com.br
Website do grupo de pesquisa ECOMAM: http://jcvoltol.sites.uol.com.br/
Fotos de Projetos e Cursos: http://jcvoltol.fotoblog.uol.com.br/
Amostra de um Curso de Campo de Ecologia: http://trabiju.blogspot.com/
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8137155809735635
Fotos Artísticas: http://voltolini.fotos.net.br/texturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário