sábado, 18 de junho de 2011

HAVERIA CAROÇO DENTRO DESSE ANGU?

Recebi este e-mail, recheado de indignação, de um professor de Português que, já a algum tempo, está anseioso por uma oportunidade de poder fazer um mestrado no ensino deste idioma.

Eis a mensagem em sua integralidade:


CUMPADRE CHARLES ALBERT POR QUE , EU, PESQUISANDO, NO SITE DA CAPES EM TODO O BRASIL, SÓ ENCONTREI UM ÚNICO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS, MESMO ASSIM PRESENCIAL, E FOI LÁ NO ESTADO DE AMAZONAS, TÃO DISTANTE.. LOGO O CURSO DE LETRAS QUE FORMA PROFESSORES DE PORTUGUES UMA MATÉRIA COM CARGA HORÁRIA GRANDE UMA MATÉRIA DE GRANDE IMPORTANCIA, COM UM GRANDE NÚMERO DE PROFESSORES FORMADOS. POR OUTRO LADO TEMOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA UFC, INCLUSIVE À DISTANCIA OU SEMIPRESENCIAIS EM HISTÓRIA, GEOGRAFIA, QUÍMICA, ENSINO DE FÍSICA E TANTOS OUTROS. HAVERIA CAROÇO DENTRO DESSE ANGU, EU TE PERGUNTO, NÃO CONSIGO ADMITIR UMA COISA DESSAS. TANTAS UNIVERSIDADES PARTICULARES AQUI, NO CEARÁ E EM TODO BRASIL E NÃO OFERTAM UM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM NENHUMA MODALIDADE, CARA. TEMOS AQUI APENAS O MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS DA UFC QUE OFERTA UMA OU DUAS VAGAS POR LINHA DE PESQUISA, UM ABSURDO PARA A QUANTIDADE DE CONCORRENTES. SERÁ QUE ESTAMOS FORMANDO POUCOS MESTRES E DOUTORES, EXCLUSIVAMENTE, NA ÁREA DE LETRAS, EU TE PERGUNTO. OU TEM POEIRA DEBAIXO DESSE LENÇOL. COMENTE ESSA MINHA REFLEXÃO. ATÉ A SUA RESPOSTA CUMMPADRE. NÃO ME DEIXE NA MÃO. UM ABRAÇO.
Minha resposta:
Nobre professor,
Eu sou solidário com sua ansiedade. Sei muito bem o que o senhor está passando. Sofri esta dor por muitos anos uma vez que apezar da Universidade Federaldo Ceará oferecer a muito tempo cursos de mestrado, estes não eram profissionais, e, só recentemente, surgiram os cursos do ENCIMA, os quais oferecem mestrados profissionais em ensino de Matemática, Física, Biologia e Química, o que me permitiu cursar logo na sua segunda turma.
Infelizmente, os cursos de mestrado profissionais surgem pela voluntariedade dos professores que, por seu desejo de contribuir com a formação de profissionais do ensino de sua área de atuaçãomais capacitados elaboram projetos e caem em campo para sua efetivação. Não existiam políticas públicas planejadas neste segmento, nem por govrnos e muito menos pela universidade.
Só muito recentemente, veja notícia clicando aqui, surgiu a oortunidade, ainda em fase de implantação, com o oferecimento de bolsas e em condições bastante flexibilizado. Infelizmente, até o momento só foram agraciados professores de Matemática, espalhados por todo o país, e de Biologia, estes na região fluminense.
A promessa, conforme podes ver no link clicando aqui,é de serem atendidos 30 000 professores por ano a cada mês de março.
Este ano o número de agraciados é bem menor do que isto.
Oxalá o professor possa, mui em breve, também ter a sua chance.
Portanto, nobre professor, fique certo que NÃO HÁ CAROÇO DENTRO DESSE ANGU.
Tenha muita calma, vá se preparando para o processo de seleção, e não perca as esperanças. Um abraço e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário