terça-feira, 30 de agosto de 2011

GREVE AULA DE CIDADANIA


Existem varias definições de cidadania. Cidadania é definida como um conjunto de direitos e deveres ao qual o indivíduo está sujeito em relação à sociedade a que pertence. ...É também praticar, exigir Direitos, não ter preconceitos, respeitar as leis.



A greve dos professores do Ceará, comandada pelo Sindicato Apeoc é um movimento social que luta contra a violência da retirada de direitos dos professores (Piso e Plano de Cargos e Carreira).

É o governo Cid Gomes tentando usurpar direitos conquistados pelo Magistério Cearense.



É através deste instrumento (GREVE) garantido pela constituição que os professores estaduais do Ceará ensinam aos seus alunos o livre exercício da cidadania, ensinando-os a ser um cidadão participante e atuante.



Ensinamos aos nossos alunos que eles fazem parte do mundo e que suas escolhas e posturas diante da vida afetam não só a eles mesmos, mas também a vida de outras pessoas da comunidade. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam.



No nosso Brasil, no nosso Estado e em nossas comunidades (escolas, clubes, sindicatos, prédios, ruas e cidades) sempre irão existir grupos de pessoas unidos, organizados para lutar por algo que acreditam



Esta greve geral dos professores estaduais na capital e no interior é a maneira legitima de mostrar para a sociedade através da luta que os educadores, os alunos, pais de alunos estão indignados com a postura, com a atitude do governador querer destruir o nosso plano de carreira.



Nos professores e alunos sabemos que ser cidadão é fazer valer nossos direitos e deveres civis, políticos e econômicos. Só assim exerceremos a verdadeira cidadania.



Sabemos também que a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.



Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.

Exigimos que fosse respeitado o nosso direito de influir nas decisões do governo.



Entendemos que a exigência de um plano de carreira não é de um cidadão (professor), mas de um conjunto de cidadãos chamados professores, apoiados pela sociedade e pelo Sindicato APEOC.



PAULO JAMES QUEIROZ MARTINS

REPRESENTANTE DA APEOC EM MARANGUAPE-

Nenhum comentário:

Postar um comentário